quarta-feira, 16 de abril de 2008

Frio e tempestade de neve deixam dois mortos na Argentina

BUENOS AIRES, 9 jul 2007 (AFP) - A onda de frio polar que castigava nesta segunda-feira grande parte da Argentina, com temperaturas de até 22°C negativos, provocou a morte de dois mendigos, vastas nevadas e colocou os sistemas de abastecimento energético em alerta.
Um homem aparentando cerca de 60 anos foi encontrado morto na porta de um edifício de Rosario (300 km ao norte de Buenos Aires) e outro, nesta madrugada, em uma rua da capital, coberto apenas por um papelão, informou a polícia.
Em diferentes pontos do país, são registrados fenômenos de neve inéditos ou que há décadas não eram vistos.
A queda abrupta de temperatura, que continuará assim até quarta-feira pelo menos, é conseqüência da massa de ar polar que chegou há dois dias da Patagônia, explicaram os meteorologistas.
A tempestade de neve, cuja intensidade não tem precedentes nos últimos 30 anos, afetou, entre outras, a cidade de Mendoza, no pé da Cordilheira dos Andes (1.100 km ao noroeste de Buenos Aires), informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
O acúmulo de neve e o vento de até 140 km por hora impossibilitava nesta segunda a reabertura do túnel Cristo Redentor, que permite o trânsito para o Chile, onde cerca de 3.000 caminhões permanecem parados.
A intensa nevada também cobriu as regiões do centro, leste e norte da cidade de La Rioja (1.160 km al noroeste), fenômeno registrado pela última vez em setembro de 1976. O mesmo acontecia na província de Córdoba, cuja capital não via quedas de neve desde 1975, completou o SMN.
O termômetro despencou na cidade de Bariloche, ao pé da Cordilheira dos Andes e no norte da Patagônia, atingindo 22°C negativos, a temperatura mais baixa na Argentina nas últimas 24 horas.
O governo reforçou as importações de energia elétrica do Paraguai e do Brasil, assim como do gás boliviano.

http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL202056-8491,00-CIDADE+DOS+EUA+SOFRE+COM+TEMPESTADE+DE+NEVE.html

Um comentário:

Raquel I. Windberg disse...

Muito bem...
Mas gostaria de saber como se forma uma tempestade? E a neve?
Quando vocês tiverem as duas informações podem responder o que é uma tempestade de neve.
Continuem pesquisando... Não desanimem.
Profe Raquel.